quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Competências para o teste de avaliação

1. Caracterizar a conjuntura que se vivia no final do século XIV.
2. Referir as motivações sociais da Expansão.
3. Conhecer o mundo conhecido no século XV.
4. Conhecer as lendas que ocupavam o imaginário, sobre o mundo desconhecido.
5. Indicar as condições da prioridade portuguesa no processo de Expansão.
6. Identificar instrumentos de navegação.
7. Indicar os interesses dos Portugueses na conquista de Ceuta.
8. Explicar o fracasso da conquista de Ceuta.
9. Localizar espacial e temporalmente, e respectivos navegadores, as descobertas/conquistas no período henriquino, D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I.
10. Explicar o contrato de arrendamento a Fernão Gomes.
11. Identificar o sonho de D. João II.
12. Conhecer o Tratado de Tordesilhas.
13. Localizar espacial e temporalmente o Tratado de Tordesilhas.
14. Conhecer os sistemas de administração dos arquipélagos atlânticos, da costa africana, da Índia e do Brasil.
15. Conhecer os produtos trazidos pelos portugueses dos arquipélagos atlânticos, da costa africana, da Índia e do Brasil.
16. Definir capitania.
17. Referir os direitos e os deveres de um capitão-donatário.
18. Definir feitoria.
19. Dar exemplos de feitorias.
20. Conhecer o papel dos dois primeiros vice-reis da Índia.
21. Definir miscigenação.
22. Definir aculturação.
23. Reconhecer a Rota do Cabo e a Rota de Manila.
24. Conhecer a colonização espanhola.
25. Explicar o comércio à escala mundial.
26. Identificar os dois centros mundiais de comércio do século XVI.
27. Avaliar as consequências dos Descobrimentos.



BOM TRABALHO!!

Sem comentários:

Enviar um comentário