Charles Loyseau, Tratado das Ordens e das Dignidades, 1610-13
Blogue dos alunos do 8ºD e 8ºF, da Escola Básica "A Ribeirinha", na disciplina de História.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYAuDeVHKbCk0Vx4SjDIfTJSddzRKtO_KyWkm-p7xMU7meBaWTnMsA5Rg5Cyt9PwFOb6hzcujsD-5yxWhGOyk3l8RyKElRQPXVvXFLzJgcfpSWekRzh9ChwIeE9Xf6iIoMKW3Ih4k_yCA/s760/ribeirinha_n.png)
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
A Sociedade do Antigo Regime
Charles Loyseau, Tratado das Ordens e das Dignidades, 1610-13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comentário de Inês do 8ºF: Como nos indica o triângulo das sociedades de ordens, o Rei vem sempre no topo, ou seja, como está representado na imagem. Também observamos no triângulo que o povo vem sempre em baixo, mais uma vez como vemos na imagem. Abaixo do Rei temos no triângulo das sociedades de ordens o Clero, como também nos indica na imagem. Concluindo que o povo, seja velho seja novo, terá que levar com o Rei e o Clero em “cima”.
ResponderEliminarCristiano 8ºF: no triângulo, mostra que o rei vem sempre em cima porque é o maior de todos, que manda em tudo... depois bem o clero e a nobreza. Estes sao em menor numero que o povo. De seguida vem o povo que esta em baixo, só serve para trabalhar e para escravos.
ResponderEliminarComo vimos na aula, é uma pirâmide que caracteriza a sociedade de ordens. Na imagem vê-se um nobre e um clérigo, que estão no segundo lugar da pirâmide social, logo a seguir ao Rei, estão sentados em cima de um cidadão do povo, simbolizando que o povo é a classe social mais medíocre de todas tendo até chegado a ponto de carregar o nobre e o clérigo nas costas, estes últimos demonstrando a sua superioridade e repugnância pelo sujeito pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas, vendo-se até o forro dos bolsos das calças do membro do povo para fora e as mesmas sujas e rasgadas querendo transmitir a falta de dinheiro e condições de vida a que o povo estava sujeito e a vida de luxo que a nobreza e o clero tinham.
ResponderEliminarComentário de Lara Nº 15 8º F : Como vimos na aula, é uma pirâmide que caracteriza a sociedade de ordens. Na imagem vê-se um nobre e um clérigo, que estão no segundo lugar da pirâmide social, logo a seguir ao Rei, estão sentados em cima de um cidadão do povo, simbolizando que o povo é a classe social mais medíocre de todas tendo até chegado a ponto de carregar o nobre e o clérigo nas costas, estes últimos demonstrando a sua superioridade e repugnância pelo sujeito pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas, vendo-se até o forro dos bolsos das calças do membro do povo para fora e as mesmas sujas e rasgadas querendo transmitir a falta de dinheiro e condições de vida a que o povo estava sujeito e a vida de luxo que a nobreza e o clero tinham.
ResponderEliminarSabrina Santos 8ºF : No Antigo Regime o pais era governado sobre um regime de absolutismo e o poder do reino era demonstrado através do luxo e ostentação: bailes, banquetes, teatros ... Porém, estes privilégios só pertenciam a alguns grupos sociais. A imagem acima pretende representar 3 homens pertencentes a diferentes grupos sociais. São eles a nobreza, representada pelo homem bem vestido e elegante. O clero que é representado pelo homem que está abaixo da nobreza, e por fim o povo, que como a propria imagem indica, não tinha quais queres previlégios, logo encontra-se abaixo de todos os grupos sociais.
ResponderEliminarIsabel Azevedo Nº12 8ºF: Nesta imagem podemos constatar que a sociedade do Antigo Regime era hierarquizada, já que o clero e a nobreza, as classes privilegiadas, estavam acima do povo, que, tal como a burguesia, eram as classes não privilegiadas. A posição do nobre e do clérigo em relação ao representante do povo (os dois primeiros estão em cima do outro) explica-se, para além da hierarquia, pelos prvilégios do clero e da nobreza e da falta deles em relção ao povo.
ResponderEliminarEsta divisão social também era marcada no vestuário e nos costumes: os grupos previligiados vivia no luxo e na ostentação, vestindo-se com tecidos caros e organizando festas, banquetes, etc, enquanto que o povo, tal como mostram os bolsos do seu representante, não possuía dinheiro para tais coisas e tinha más condições de vida.
Comentário de Rui Maia 8ºF. Na imagem projectada na aula aparece u homem a pegar em dois homens mais pequenos. O mais pequeno é o da ponta. O homem mais alto significa o rei ele estava vestido com roupa se objectos de luxo. Ele (o rei) é o mais alto, porque era quem mandava em tudo e em todos. Mas esse rei tinha os bolsos vazios logo não tinha dinheiro nenhum. O homem do meio, era um homem que aparentava ser da nobreza ou do clero. Ele estava bem vestido. Ele tinha direitos e deveres. Ele tinha o direito de fazer as leis. E tinha o dever de cumprir as leis que o rei imponha. O homem mais pequeno deve ser um homem da burguesia ou do povo. Ele só tinha deveres e não tinha direito nenhum. E tinha uma má roupa.
ResponderEliminarGustavo Sousa Nº10 8ºF:Como se pode observar na imagem e uma pirâmide tripartida pois apresenta as 3 ordens sociais da altura: Rei que esta no topo da pirâmide, nobreza e clero logo a seguir ao rei e por fim na base o povo.
ResponderEliminarJá pela distribuição da pirâmide podemos observar os que têm privilégios como a nobreza e clero e os que não tinham privilégios como o povo. A isto também se junta a parte do "Antigo Regime" onde o rei e as classes privilegiadas mostravam a sua ostentação do luxo através de: banquetes, teatros, espectáculos, caçadas grandes construções, bailes ….
Na imagem também podemos observar 3 homens que representam as classes sociais Da nobreza, do clero e do povo estando o nobre e o clérico e cima do cidadão do povo mostrando que o povo era a classe mais medíocre tendo de carregar a nobreza e o clero as costas. Depois também podemos observar como ambos se vestem por exemplo na nobreza e no clero vemos os senhores muito bem vestidos com objectos de luxo e com muito arranjo, já no caso do povo está vestido com umas roupas meias rotas e suja e também como se pode observar pelos bolsos que estão para fora mostrando a falta de dinheiro não podendo ter outras formas de vestir.
Assim concluo-o o meu comentário
No Antigo Regime o pais era governado sobre um regime de absolutismo e o poder do reino era demonstrado através do luxo através de bailes, banquetes, teatros... como visualizamos na imagem o povo era a classe social maias baixa da pirâmide social e é a não privilegiada o clero é a. Próxima classe social, o clero e depois a nobreza que eram as sociedades com privilégios.
ResponderEliminartrabalho realizado por:pedro maia 8F Nº19
Ana Rita 8ºF : como podemos observar na imagem , estão representados três grupos sociais , um nobre e um clérigo , que estão no segundo lugar da pirâmide social , e está também representado um homem do povo ...
ResponderEliminarcomo dá para entender pela imagem ... o povo serve todos aqueles que estão acima de si, pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas ... portanto o povo encontra-se abaixo de todas as classes sociais .
João 8f:O comentário que eu faço à imagem é que o povo é o menos favorecido, porque trabalha mais do que os outros grupos sociais e não tem privilégios nenhuns, e por isso está em baixo. Enquanto a nobreza e o clero têm vários privilégios e não trabalham tanto como o povo e por isso é que eles estão em cima.
ResponderEliminarAndré Gomes 8f : na imagem da para ver que em cima esta o rei como o que tem poder e quem manda ao meio esta a nobreza e o clero os tinham mais privilégios e a que doavam mas terras e não pagavam impostos no fim vemos a burguesia e povo os que pagavam mais impostos e não tinham privilégios
ResponderEliminarcomo podemos ver no triangulo o rei e o mais importante ...depois vem c clero e a nobreza q devem obediencia au rei ,tem terras,cargos.prestigio.privilegio e exençao de impostos.
ResponderEliminarAbaixo da nobreza e do clero temos o povo(em maior numero)que deve obediencia au rei,a nobreza e ao clero, tem de pagar importos e trabalhar.
Joana Santos 8ºF
bruno Azevedo 8ºF : Na imagem representada no quadro caracteriza a sociedade de ordens que é constituída por três ordens sociais: Clero, Nobreza e povo.
ResponderEliminarCada ordem social tinha uma função na sociedade, sendo que na própria imagem está visível a hierarquia o povo “carrega” a nobreza e o rei. Nesta sociedade o povo e a burguesia faziam parte dos grupos não privilegiados, o clero, nobreza e o rei ao grupo dos privilegiados sendo que estão a ser “transportados” pelo povo.
A vida do povo era difícil, de muito trabalho e por isso anda de bengala e curvado de tanto esforço físico. O rei está bem vestido ao contrário do povo, tem uma espada mostrando também o seu poder ao nível militar.
O povo tem que obedecer a todos os que carrega.
A imagem indica três grupos sociais a nobreza com privilegios abaixo da nobreza o clero tambem com privilegios e nno fund0o de tudo o povo sem priviligiose tinha que pagar impostos
ResponderEliminarMarcos Mendes 8ºD nº 15
Filipe Campelo 8f:Nesta imagem como se pode observar e uma pirâmide tripartida pois tem três grupos sociais: o rei, a nobreza e o clero. Já pela distribuição da pirâmide podemos observar os que têm privilégios como a nobreza e clero e os que não tinham privilégios como o povo.Tambem se junta a parte do Antigo Regime onde o rei e as classes privilegiadas mostravam a sua ostentação do luxo com banquetes, teatros, espectáculos, bailes ….
ResponderEliminarNa imagem também se pode ver 3 homens que representam as classes da nobreza, do clero e do povo estando o nobre e o clérigo e cima do cidadão do povo mostrando que o povo era a classe mais abusada tendo de carregar a nobreza e o clero as costas. Depois também podesse observar como ambos se vestem bem por exemplo na nobreza e no clero vemos os senhores muito bem vestidos.
Assim acaba o meu comentário.
Nestas imagem inicial tal como podemos observar é uma pirâmide com os grupos sociais: Rei, nobreza, clero e povo sendo rei o topo da pirâmide e o povo a base ficando este sem privilégios e no antigo regime vemos pela distribuição da pirâmide as classes privilegiadas tal como o rei, a nobreza, e o clero que pretendiam mostrar os seus luxos através de: bailes, banquetes, caçadas, espectáculos… na imagem seguinte como podemos observar estão 3 homens que representam a nobreza, o clero e povo em que o nobre e o clérigo em cima do coitado do povo o que comprova que o povo tinha de andar com a nobreza e o clero as costas, para terminar podemos ver os modos de vestir da nobreza e do clero onde se vê que eles se vestem muito bem com roupas muito luxuosas, já o povo tem uns trapos vestidos e esta sem dinheiro tal como podemos ver pelos bolsos para fora.
ResponderEliminarE assim termino o comentário
na imagens depois a da piramide esta representado um homem da nobreza e da realeza..significa assim que o povo e escarvo da nobreza e da realiza mesmo que se consiga sustentar sem eles...
ResponderEliminara piramide significa que nos seculos XIV o clero e a nobreza devim obdiencia ao rei e eram exentos de impostos e o povo devia obdiencia ao rei e a nobreza, tinham que trbalhar e pagar impostos.
ANA CLAUDIA 8F
Mariana Reis Nº16 8ºF: Esta imagem representa a sociedade hierarquizada do antigo regime. O Clero e a Nobreza eram as classes privilegiadas, enquanto o povo, juntamente com a burguesia eram as classes não privilegiadas. O Clero e a Nobreza viviam luxuosamente enquanto o povo, tal como se vê na imagem, tinha os bolsos vazios. Uma das razões para essa pobreza era os impostos que tinham de pagar às classes privilegiadas.
ResponderEliminarDiana Moreira 8ªF: Esta imagem mostra que o clero e a nobreza eram classes mais poderosas e mais ricas que o povo, por isso chamam-se classes privilegiadas.
ResponderEliminarO povo, uma classe não privilegiada tinha más condições de vida: tinham de pagar impostos ao clero e a nobreza e possuía pouco dinheiro, tal como se vê através dos bolsos do representante do povo.
O clero e a nobreza viviam no luxo, organizando banquetes, festas ect.
Na imagem vemos a nobreza e o clero priveligiados sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais, ou seja, estes dois grupos recebem impostos do povo e os seus empregados são o povo, logo se reparar-mos na figura parece uma piramide, o povo na base e os nobre e clerigos em cima do povo.
ResponderEliminarHenrique Oliveira nº11 8ºD
Na imagem reparamos que a nobreza e o clero estão sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais com os impostos e trabalhos.
ResponderEliminarPedro Lopes 8ºD nº 19
Na imagem podemos ver uma pessoa a levar outras duas pessoas em cima. A pessoa de baixo representa o 3ºEstado, que é o grupo social não privelegiado, porque só tem obrigações, tem de pagar impostos e tem de sustentar sempre outros dois grupos sociais que são a Nobreza e o Clero. Estes dois grupos sociais são privelegiadas porque não têm de pagar impostos, possuem terras e têm cargos de prestígio. O Clero e a Nobreza representam as duas pessoas que estão a ser suportadas. Assim podemos concluir com base na imagem que o 3º Estado está sempre a sustentar o Clero e a Nobreza.
ResponderEliminarTiago Oliveira, nº22, 8ºD
Cristiana Torres
ResponderEliminarnº4 8ºD
Na imagem observamos a nobreza e o clero sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais.
A nobreza e o clero recebiam impostos do povo e o povo trabalhava para eles, como podemos observar na imagem, o povo é o senhor que esta por baixo e a nobreza e o clero, sao os que estao em cima.
Alexandre Calçada 8D Nº13: Como nos indica o triângulo das sociedades de ordens, o Rei vem sempre no topo, ou seja, como está representado na imagem. Também observamos no triângulo que o povo vem sempre em baixo, mais uma vez como vemos na imagem. Abaixo do Rei temos no triângulo das sociedades de ordens o Clero, como também nos indica na imagem. Concluindo que o povo, seja velho seja novo, terá que levar com o Rei e o Clero em “cima”.
ResponderEliminarComo pudemos observar, na imagem, vemos três pessoas, estas três pessoas, representam cada grupo social … Vemos que uma pessoa leva em cima outras duas pessoas, a pessoa de baixo representa o terceiro estado, ou seja representa o grupo social que não possui qualquer tipo de privilégios, que tem de pagar impostos para a nobreza e o clero puderem ser sustentados, esse grupo social que se encontra em maioria tem por nome povo, as outras duas pessoas que se encontram por cima, representam os grupos socias : nobreza e clero ou seja os grupos socias privilegiados pois não têm de pagar impostos, tem terras e possuem cargos de prestígio. Podemos concluir que o antigo regime (absolutismo) consistia em os que os grupos sócias que se encontram a cima mandam nos que se encontram a baixo.
ResponderEliminarDIANA PEREIRA Nº7 8ºD
Nestas imagem inicial tal como podemos observar é uma pirâmide com os grupos sociais: Rei, nobreza, clero e povo sendo rei o topo da pirâmide e o povo a base ficando este sem privilégios e no antigo regime vemos pela distribuição da pirâmide as classes privilegiadas tal como o rei, a nobreza, e o clero que pretendiam mostrar os seus luxos através de: bailes, banquetes, caçadas, espectáculos… na imagem seguinte como podemos observar estão 3 homens que representam a nobreza, o clero e povo em que o nobre e o clérigo em cima do coitado do povo o que comprova que o povo tinha de andar com a nobreza e o clero as costas, para terminar podemos ver os modos de vestir da nobreza e do clero onde se vê que eles se vestem muito bem com roupas muito luxuosas, já o povo tem uns trapos vestidos e esta sem dinheiro tal como podemos ver pelos bolsos para fora.
ResponderEliminarE assim termino o comentário
sofia azevedo 8D n2
No antigo regime o país era governado por um regime absoluto, que consistia no poder absoluto de um rei, era ele que mandava em tudo e todos. Partindo da imagem eu vejo uma pessoa a carregar e outras duas ás costas. Isto quer dizer que a pessoa que está a carregar as outras duas simboliza o 3ºestado (povo), era ele (povo) que “sustentava” o país, pagava os impostos, trabalhava de sol a sol, não tinha nenhum privilégio… as outras duas pessoas são a Nobreza e o Clero. Eles tinham muitos privilégios tais como: terras, cargos, prestígios, isenção fiscal…
ResponderEliminarTrabalho realizado por: Filipe Nunes 8ºD Nº10
Na imagem podemos observar um homem a carregar outros dois. A imagem representa uma pirâmide sociedade de ordens. O homem debaixo representa claramente o povo porque não tem previlégios, e ainda sustenta o clero e a nobreza. Os dois homens que vão em cima representam o clero e o povo pois tem previlégios, não pagam impostos, tem terras e titulos e ainda recebem os impostos do povo. Tanto na imagem como na sociedade de ordens concluimos que o povo não tem previlégios e ainda ustenta o clero e o povo.
ResponderEliminarCláudia Azevedo 8ºD nº3
Na imagem podemos ver uma pessoa a transportar nas costas duas pessoas. Podemos concluir que a que vai em baixo é o terceiro estado representado pelo povo e burguesias que não têm privilégios só obrigações tais como pagar impostos e trabalham para os estados a cima. As que vão em cima representam a nobreza e o clero que não têm obrigações só privilégios tais como possuir terras e não pagar impostos.
ResponderEliminarRealizado por:
Marco Oliveira Nº14 8ºD
Na imagem pode-mos ver 3 homens um a caregar os outros dois.O homem que os carrega é o povo porque o povo é o grupo social não priveligiado porque é o que paga os impostos e que tem que sustentar os outros dois grupos sociais são o clero e a nobreza.Estes grupos sociais não pagam impostos e o povo ainda trabalha nas sua terras.Por isso na imagem pode-mos concluir que o povo é que sustenta os dois grupos sociais.
ResponderEliminarEmanuel Passeira N:9 8D
Na imagem vemos tres homens que representam tres grupos sociais diferentes ...
ResponderEliminaro clero, a nobreza e o 3º estado.
Conseguimos perceber que o 3º estado sustenta o clero e a nobreza e que estes dois grupos sociais tem previlégios coisa que o povo não tem.
O Clero e a Nobreza tinhas altos cargos enquanto que o povo e a burguesia eram seus escravos!!
ANA SILVA Nº1 8ºD
Na figura 2 estão: três homens, dois deles estão em cima de um deles. A simbologia destes três homens é os três grupos sociais: nobreza, clero e o povo. Os dois homens que estão em cima, são os mais bem vestidos pois estes aparentam ter dinheiro. O homem que está na posição de baixo é o que pertence ao grupo social do povo, porque a sua roupa aparenta sujidade ao qual este homem deve trabalhar no campo, na sua roupa também vemos que os seus bolsos estão vazios. Um dos homens representam o grupo social é a nobreza como podemos observar nesta figura está bem vestido e limpo e por fim o último homem pertence ao grupo social do clero devido ao seu traje que é limpo não apresentando qualquer sujidade. Estes últimos homens aqui referidos não sofrem de trabalhos pesados.
ResponderEliminarDaniela Sousa nº7 8f
A imagem representada no quadro é a sociedade de ordens que é constituída por três ordens sociais: Clero, Nobreza e povo.
ResponderEliminarA pessoa de baixo representa o 3ºEstado, que é o grupo social não privelegiado, porque só tem obrigações, tem de pagar impostos e tem de sustentar sempre outros dois grupos sociais que são a Nobreza e o Clero. Estes dois grupos sociais são privilegiados porque não têm de pagar impostos, possuem terras e têm cargos de prestígio.
Cada ordem social tinha uma função na sociedade, sendo que na própria imagem está visível a hierarquia o povo “carrega” a nobreza e o rei.
Nesta sociedade o povo e a burguesia faziam parte dos grupos não privilegiados, o clero, nobreza e o rei ao grupo dos privilegiados sendo que estão a ser “transportados” pelo povo.
A vida do povo não era muito fácil, de muito trabalho e por isso anda de bengala e curvado de tanto esforço físico.
O rei está bem vestido ao contrário do povo, tem uma espada mostrando também o seu poder ao nível militar.
O Clero e a Nobreza representam as duas pessoas que estão a ser suportadas. Assim podemos concluir com base na imagem que o 3º Estado está sempre a sustentar o Clero e a Nobreza.
Patricia 8ºD Nº18