sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Sociedade do Antigo Regime

"Não podemos viver todos na mesma condição. É necessário que uns comandem e os outros obedeçam. Os que comandam têm várias categorias ou graus: os soberanos mandam em todos os do seu reino, transmitindo o seu comando aos grandes, os grandes aos pequenos e estes ao povo. E o povo, que obedece a todos eles, está, por sua vez, dividido em várias categorias. No conjunto da sociedade, uns dedicam-se especialmente a serviço de Deus, outros a defender o Estado pelas armas, outros a alimentá-lo e mantê-lo pelo exercício da paz."

Charles Loyseau, Tratado das Ordens e das Dignidades, 1610-13

34 comentários:

  1. Comentário de Inês do 8ºF: Como nos indica o triângulo das sociedades de ordens, o Rei vem sempre no topo, ou seja, como está representado na imagem. Também observamos no triângulo que o povo vem sempre em baixo, mais uma vez como vemos na imagem. Abaixo do Rei temos no triângulo das sociedades de ordens o Clero, como também nos indica na imagem. Concluindo que o povo, seja velho seja novo, terá que levar com o Rei e o Clero em “cima”.

    ResponderEliminar
  2. Cristiano 8ºF: no triângulo, mostra que o rei vem sempre em cima porque é o maior de todos, que manda em tudo... depois bem o clero e a nobreza. Estes sao em menor numero que o povo. De seguida vem o povo que esta em baixo, só serve para trabalhar e para escravos.

    ResponderEliminar
  3. Lara Raquel Nº 15 8º F13 de fevereiro de 2011 às 08:27

    Como vimos na aula, é uma pirâmide que caracteriza a sociedade de ordens. Na imagem vê-se um nobre e um clérigo, que estão no segundo lugar da pirâmide social, logo a seguir ao Rei, estão sentados em cima de um cidadão do povo, simbolizando que o povo é a classe social mais medíocre de todas tendo até chegado a ponto de carregar o nobre e o clérigo nas costas, estes últimos demonstrando a sua superioridade e repugnância pelo sujeito pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas, vendo-se até o forro dos bolsos das calças do membro do povo para fora e as mesmas sujas e rasgadas querendo transmitir a falta de dinheiro e condições de vida a que o povo estava sujeito e a vida de luxo que a nobreza e o clero tinham.

    ResponderEliminar
  4. Comentário de Lara Nº 15 8º F : Como vimos na aula, é uma pirâmide que caracteriza a sociedade de ordens. Na imagem vê-se um nobre e um clérigo, que estão no segundo lugar da pirâmide social, logo a seguir ao Rei, estão sentados em cima de um cidadão do povo, simbolizando que o povo é a classe social mais medíocre de todas tendo até chegado a ponto de carregar o nobre e o clérigo nas costas, estes últimos demonstrando a sua superioridade e repugnância pelo sujeito pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas, vendo-se até o forro dos bolsos das calças do membro do povo para fora e as mesmas sujas e rasgadas querendo transmitir a falta de dinheiro e condições de vida a que o povo estava sujeito e a vida de luxo que a nobreza e o clero tinham.

    ResponderEliminar
  5. Sabrina Santos 8ºF : No Antigo Regime o pais era governado sobre um regime de absolutismo e o poder do reino era demonstrado através do luxo e ostentação: bailes, banquetes, teatros ... Porém, estes privilégios só pertenciam a alguns grupos sociais. A imagem acima pretende representar 3 homens pertencentes a diferentes grupos sociais. São eles a nobreza, representada pelo homem bem vestido e elegante. O clero que é representado pelo homem que está abaixo da nobreza, e por fim o povo, que como a propria imagem indica, não tinha quais queres previlégios, logo encontra-se abaixo de todos os grupos sociais.

    ResponderEliminar
  6. Isabel Azevedo Nº12 8ºF: Nesta imagem podemos constatar que a sociedade do Antigo Regime era hierarquizada, já que o clero e a nobreza, as classes privilegiadas, estavam acima do povo, que, tal como a burguesia, eram as classes não privilegiadas. A posição do nobre e do clérigo em relação ao representante do povo (os dois primeiros estão em cima do outro) explica-se, para além da hierarquia, pelos prvilégios do clero e da nobreza e da falta deles em relção ao povo.
    Esta divisão social também era marcada no vestuário e nos costumes: os grupos previligiados vivia no luxo e na ostentação, vestindo-se com tecidos caros e organizando festas, banquetes, etc, enquanto que o povo, tal como mostram os bolsos do seu representante, não possuía dinheiro para tais coisas e tinha más condições de vida.

    ResponderEliminar
  7. Comentário de Rui Maia 8ºF. Na imagem projectada na aula aparece u homem a pegar em dois homens mais pequenos. O mais pequeno é o da ponta. O homem mais alto significa o rei ele estava vestido com roupa se objectos de luxo. Ele (o rei) é o mais alto, porque era quem mandava em tudo e em todos. Mas esse rei tinha os bolsos vazios logo não tinha dinheiro nenhum. O homem do meio, era um homem que aparentava ser da nobreza ou do clero. Ele estava bem vestido. Ele tinha direitos e deveres. Ele tinha o direito de fazer as leis. E tinha o dever de cumprir as leis que o rei imponha. O homem mais pequeno deve ser um homem da burguesia ou do povo. Ele só tinha deveres e não tinha direito nenhum. E tinha uma má roupa.

    ResponderEliminar
  8. Gustavo Sousa nº10 8ºF14 de fevereiro de 2011 às 10:37

    Gustavo Sousa Nº10 8ºF:Como se pode observar na imagem e uma pirâmide tripartida pois apresenta as 3 ordens sociais da altura: Rei que esta no topo da pirâmide, nobreza e clero logo a seguir ao rei e por fim na base o povo.
    Já pela distribuição da pirâmide podemos observar os que têm privilégios como a nobreza e clero e os que não tinham privilégios como o povo. A isto também se junta a parte do "Antigo Regime" onde o rei e as classes privilegiadas mostravam a sua ostentação do luxo através de: banquetes, teatros, espectáculos, caçadas grandes construções, bailes ….
    Na imagem também podemos observar 3 homens que representam as classes sociais Da nobreza, do clero e do povo estando o nobre e o clérico e cima do cidadão do povo mostrando que o povo era a classe mais medíocre tendo de carregar a nobreza e o clero as costas. Depois também podemos observar como ambos se vestem por exemplo na nobreza e no clero vemos os senhores muito bem vestidos com objectos de luxo e com muito arranjo, já no caso do povo está vestido com umas roupas meias rotas e suja e também como se pode observar pelos bolsos que estão para fora mostrando a falta de dinheiro não podendo ter outras formas de vestir.
    Assim concluo-o o meu comentário

    ResponderEliminar
  9. No Antigo Regime o pais era governado sobre um regime de absolutismo e o poder do reino era demonstrado através do luxo através de bailes, banquetes, teatros... como visualizamos na imagem o povo era a classe social maias baixa da pirâmide social e é a não privilegiada o clero é a. Próxima classe social, o clero e depois a nobreza que eram as sociedades com privilégios.
    trabalho realizado por:pedro maia 8F Nº19

    ResponderEliminar
  10. Ana Rita 8ºF : como podemos observar na imagem , estão representados três grupos sociais , um nobre e um clérigo , que estão no segundo lugar da pirâmide social , e está também representado um homem do povo ...
    como dá para entender pela imagem ... o povo serve todos aqueles que estão acima de si, pois o povo é uma classe não privilegiada e a nobreza e o clero são privilegiadas ... portanto o povo encontra-se abaixo de todas as classes sociais .

    ResponderEliminar
  11. João 8f:O comentário que eu faço à imagem é que o povo é o menos favorecido, porque trabalha mais do que os outros grupos sociais e não tem privilégios nenhuns, e por isso está em baixo. Enquanto a nobreza e o clero têm vários privilégios e não trabalham tanto como o povo e por isso é que eles estão em cima.

    ResponderEliminar
  12. André Gomes 8f : na imagem da para ver que em cima esta o rei como o que tem poder e quem manda ao meio esta a nobreza e o clero os tinham mais privilégios e a que doavam mas terras e não pagavam impostos no fim vemos a burguesia e povo os que pagavam mais impostos e não tinham privilégios

    ResponderEliminar
  13. como podemos ver no triangulo o rei e o mais importante ...depois vem c clero e a nobreza q devem obediencia au rei ,tem terras,cargos.prestigio.privilegio e exençao de impostos.
    Abaixo da nobreza e do clero temos o povo(em maior numero)que deve obediencia au rei,a nobreza e ao clero, tem de pagar importos e trabalhar.
    Joana Santos 8ºF

    ResponderEliminar
  14. bruno Azevedo 8ºF : Na imagem representada no quadro caracteriza a sociedade de ordens que é constituída por três ordens sociais: Clero, Nobreza e povo.
    Cada ordem social tinha uma função na sociedade, sendo que na própria imagem está visível a hierarquia o povo “carrega” a nobreza e o rei. Nesta sociedade o povo e a burguesia faziam parte dos grupos não privilegiados, o clero, nobreza e o rei ao grupo dos privilegiados sendo que estão a ser “transportados” pelo povo.
    A vida do povo era difícil, de muito trabalho e por isso anda de bengala e curvado de tanto esforço físico. O rei está bem vestido ao contrário do povo, tem uma espada mostrando também o seu poder ao nível militar.
    O povo tem que obedecer a todos os que carrega.

    ResponderEliminar
  15. A imagem indica três grupos sociais a nobreza com privilegios abaixo da nobreza o clero tambem com privilegios e nno fund0o de tudo o povo sem priviligiose tinha que pagar impostos

    Marcos Mendes 8ºD nº 15

    ResponderEliminar
  16. Filipe Campelo 8f:Nesta imagem como se pode observar e uma pirâmide tripartida pois tem três grupos sociais: o rei, a nobreza e o clero. Já pela distribuição da pirâmide podemos observar os que têm privilégios como a nobreza e clero e os que não tinham privilégios como o povo.Tambem se junta a parte do Antigo Regime onde o rei e as classes privilegiadas mostravam a sua ostentação do luxo com banquetes, teatros, espectáculos, bailes ….
    Na imagem também se pode ver 3 homens que representam as classes da nobreza, do clero e do povo estando o nobre e o clérigo e cima do cidadão do povo mostrando que o povo era a classe mais abusada tendo de carregar a nobreza e o clero as costas. Depois também podesse observar como ambos se vestem bem por exemplo na nobreza e no clero vemos os senhores muito bem vestidos.
    Assim acaba o meu comentário.

    ResponderEliminar
  17. Paulo Ferreira nº18 8ºF15 de fevereiro de 2011 às 06:12

    Nestas imagem inicial tal como podemos observar é uma pirâmide com os grupos sociais: Rei, nobreza, clero e povo sendo rei o topo da pirâmide e o povo a base ficando este sem privilégios e no antigo regime vemos pela distribuição da pirâmide as classes privilegiadas tal como o rei, a nobreza, e o clero que pretendiam mostrar os seus luxos através de: bailes, banquetes, caçadas, espectáculos… na imagem seguinte como podemos observar estão 3 homens que representam a nobreza, o clero e povo em que o nobre e o clérigo em cima do coitado do povo o que comprova que o povo tinha de andar com a nobreza e o clero as costas, para terminar podemos ver os modos de vestir da nobreza e do clero onde se vê que eles se vestem muito bem com roupas muito luxuosas, já o povo tem uns trapos vestidos e esta sem dinheiro tal como podemos ver pelos bolsos para fora.
    E assim termino o comentário

    ResponderEliminar
  18. na imagens depois a da piramide esta representado um homem da nobreza e da realeza..significa assim que o povo e escarvo da nobreza e da realiza mesmo que se consiga sustentar sem eles...
    a piramide significa que nos seculos XIV o clero e a nobreza devim obdiencia ao rei e eram exentos de impostos e o povo devia obdiencia ao rei e a nobreza, tinham que trbalhar e pagar impostos.

    ANA CLAUDIA 8F

    ResponderEliminar
  19. Mariana Reis Nº16 8ºF: Esta imagem representa a sociedade hierarquizada do antigo regime. O Clero e a Nobreza eram as classes privilegiadas, enquanto o povo, juntamente com a burguesia eram as classes não privilegiadas. O Clero e a Nobreza viviam luxuosamente enquanto o povo, tal como se vê na imagem, tinha os bolsos vazios. Uma das razões para essa pobreza era os impostos que tinham de pagar às classes privilegiadas.

    ResponderEliminar
  20. Diana Moreira 8ªF: Esta imagem mostra que o clero e a nobreza eram classes mais poderosas e mais ricas que o povo, por isso chamam-se classes privilegiadas.
    O povo, uma classe não privilegiada tinha más condições de vida: tinham de pagar impostos ao clero e a nobreza e possuía pouco dinheiro, tal como se vê através dos bolsos do representante do povo.
    O clero e a nobreza viviam no luxo, organizando banquetes, festas ect.

    ResponderEliminar
  21. Na imagem vemos a nobreza e o clero priveligiados sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais, ou seja, estes dois grupos recebem impostos do povo e os seus empregados são o povo, logo se reparar-mos na figura parece uma piramide, o povo na base e os nobre e clerigos em cima do povo.

    Henrique Oliveira nº11 8ºD

    ResponderEliminar
  22. Na imagem reparamos que a nobreza e o clero estão sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais com os impostos e trabalhos.

    Pedro Lopes 8ºD nº 19

    ResponderEliminar
  23. Na imagem podemos ver uma pessoa a levar outras duas pessoas em cima. A pessoa de baixo representa o 3ºEstado, que é o grupo social não privelegiado, porque só tem obrigações, tem de pagar impostos e tem de sustentar sempre outros dois grupos sociais que são a Nobreza e o Clero. Estes dois grupos sociais são privelegiadas porque não têm de pagar impostos, possuem terras e têm cargos de prestígio. O Clero e a Nobreza representam as duas pessoas que estão a ser suportadas. Assim podemos concluir com base na imagem que o 3º Estado está sempre a sustentar o Clero e a Nobreza.

    Tiago Oliveira, nº22, 8ºD

    ResponderEliminar
  24. Cristiana Torres
    nº4 8ºD

    Na imagem observamos a nobreza e o clero sobre o povo, ou seja o povo sustenta estes dois grupos sociais.
    A nobreza e o clero recebiam impostos do povo e o povo trabalhava para eles, como podemos observar na imagem, o povo é o senhor que esta por baixo e a nobreza e o clero, sao os que estao em cima.

    ResponderEliminar
  25. Alexandre Calçada 8D Nº13: Como nos indica o triângulo das sociedades de ordens, o Rei vem sempre no topo, ou seja, como está representado na imagem. Também observamos no triângulo que o povo vem sempre em baixo, mais uma vez como vemos na imagem. Abaixo do Rei temos no triângulo das sociedades de ordens o Clero, como também nos indica na imagem. Concluindo que o povo, seja velho seja novo, terá que levar com o Rei e o Clero em “cima”.

    ResponderEliminar
  26. Como pudemos observar, na imagem, vemos três pessoas, estas três pessoas, representam cada grupo social … Vemos que uma pessoa leva em cima outras duas pessoas, a pessoa de baixo representa o terceiro estado, ou seja representa o grupo social que não possui qualquer tipo de privilégios, que tem de pagar impostos para a nobreza e o clero puderem ser sustentados, esse grupo social que se encontra em maioria tem por nome povo, as outras duas pessoas que se encontram por cima, representam os grupos socias : nobreza e clero ou seja os grupos socias privilegiados pois não têm de pagar impostos, tem terras e possuem cargos de prestígio. Podemos concluir que o antigo regime (absolutismo) consistia em os que os grupos sócias que se encontram a cima mandam nos que se encontram a baixo.
    DIANA PEREIRA Nº7 8ºD

    ResponderEliminar
  27. Nestas imagem inicial tal como podemos observar é uma pirâmide com os grupos sociais: Rei, nobreza, clero e povo sendo rei o topo da pirâmide e o povo a base ficando este sem privilégios e no antigo regime vemos pela distribuição da pirâmide as classes privilegiadas tal como o rei, a nobreza, e o clero que pretendiam mostrar os seus luxos através de: bailes, banquetes, caçadas, espectáculos… na imagem seguinte como podemos observar estão 3 homens que representam a nobreza, o clero e povo em que o nobre e o clérigo em cima do coitado do povo o que comprova que o povo tinha de andar com a nobreza e o clero as costas, para terminar podemos ver os modos de vestir da nobreza e do clero onde se vê que eles se vestem muito bem com roupas muito luxuosas, já o povo tem uns trapos vestidos e esta sem dinheiro tal como podemos ver pelos bolsos para fora.
    E assim termino o comentário

    sofia azevedo 8D n2

    ResponderEliminar
  28. No antigo regime o país era governado por um regime absoluto, que consistia no poder absoluto de um rei, era ele que mandava em tudo e todos. Partindo da imagem eu vejo uma pessoa a carregar e outras duas ás costas. Isto quer dizer que a pessoa que está a carregar as outras duas simboliza o 3ºestado (povo), era ele (povo) que “sustentava” o país, pagava os impostos, trabalhava de sol a sol, não tinha nenhum privilégio… as outras duas pessoas são a Nobreza e o Clero. Eles tinham muitos privilégios tais como: terras, cargos, prestígios, isenção fiscal…
    Trabalho realizado por: Filipe Nunes 8ºD Nº10

    ResponderEliminar
  29. Na imagem podemos observar um homem a carregar outros dois. A imagem representa uma pirâmide sociedade de ordens. O homem debaixo representa claramente o povo porque não tem previlégios, e ainda sustenta o clero e a nobreza. Os dois homens que vão em cima representam o clero e o povo pois tem previlégios, não pagam impostos, tem terras e titulos e ainda recebem os impostos do povo. Tanto na imagem como na sociedade de ordens concluimos que o povo não tem previlégios e ainda ustenta o clero e o povo.

    Cláudia Azevedo 8ºD nº3

    ResponderEliminar
  30. Na imagem podemos ver uma pessoa a transportar nas costas duas pessoas. Podemos concluir que a que vai em baixo é o terceiro estado representado pelo povo e burguesias que não têm privilégios só obrigações tais como pagar impostos e trabalham para os estados a cima. As que vão em cima representam a nobreza e o clero que não têm obrigações só privilégios tais como possuir terras e não pagar impostos.

    Realizado por:

    Marco Oliveira Nº14 8ºD

    ResponderEliminar
  31. Na imagem pode-mos ver 3 homens um a caregar os outros dois.O homem que os carrega é o povo porque o povo é o grupo social não priveligiado porque é o que paga os impostos e que tem que sustentar os outros dois grupos sociais são o clero e a nobreza.Estes grupos sociais não pagam impostos e o povo ainda trabalha nas sua terras.Por isso na imagem pode-mos concluir que o povo é que sustenta os dois grupos sociais.

    Emanuel Passeira N:9 8D

    ResponderEliminar
  32. Na imagem vemos tres homens que representam tres grupos sociais diferentes ...
    o clero, a nobreza e o 3º estado.
    Conseguimos perceber que o 3º estado sustenta o clero e a nobreza e que estes dois grupos sociais tem previlégios coisa que o povo não tem.
    O Clero e a Nobreza tinhas altos cargos enquanto que o povo e a burguesia eram seus escravos!!

    ANA SILVA Nº1 8ºD

    ResponderEliminar
  33. Na figura 2 estão: três homens, dois deles estão em cima de um deles. A simbologia destes três homens é os três grupos sociais: nobreza, clero e o povo. Os dois homens que estão em cima, são os mais bem vestidos pois estes aparentam ter dinheiro. O homem que está na posição de baixo é o que pertence ao grupo social do povo, porque a sua roupa aparenta sujidade ao qual este homem deve trabalhar no campo, na sua roupa também vemos que os seus bolsos estão vazios. Um dos homens representam o grupo social é a nobreza como podemos observar nesta figura está bem vestido e limpo e por fim o último homem pertence ao grupo social do clero devido ao seu traje que é limpo não apresentando qualquer sujidade. Estes últimos homens aqui referidos não sofrem de trabalhos pesados.
    Daniela Sousa nº7 8f

    ResponderEliminar
  34. A imagem representada no quadro é a sociedade de ordens que é constituída por três ordens sociais: Clero, Nobreza e povo.
    A pessoa de baixo representa o 3ºEstado, que é o grupo social não privelegiado, porque só tem obrigações, tem de pagar impostos e tem de sustentar sempre outros dois grupos sociais que são a Nobreza e o Clero. Estes dois grupos sociais são privilegiados porque não têm de pagar impostos, possuem terras e têm cargos de prestígio.

    Cada ordem social tinha uma função na sociedade, sendo que na própria imagem está visível a hierarquia o povo “carrega” a nobreza e o rei.
    Nesta sociedade o povo e a burguesia faziam parte dos grupos não privilegiados, o clero, nobreza e o rei ao grupo dos privilegiados sendo que estão a ser “transportados” pelo povo.
    A vida do povo não era muito fácil, de muito trabalho e por isso anda de bengala e curvado de tanto esforço físico.
    O rei está bem vestido ao contrário do povo, tem uma espada mostrando também o seu poder ao nível militar.

    O Clero e a Nobreza representam as duas pessoas que estão a ser suportadas. Assim podemos concluir com base na imagem que o 3º Estado está sempre a sustentar o Clero e a Nobreza.


    Patricia 8ºD Nº18

    ResponderEliminar